7 ou 12 de julho? Quando é o Dia Nacional do Funk?
- Tamiris Coutinho
- 8 de jul. de 2023
- 2 min de leitura
Atualizado: 31 de jan. de 2024
Sexta-feira, 07/07/2023, e o questionamento que mais recebi foi: Tamiris, me explica isso, hoje é dia do funk?
A data acabou gerando certa confusão. Então resolvi fazer esse textinho aqui pra tentar esclarecer.
Vamos lá, dia 7 de julho é comemorado o Dia Municipal/Estadual do Funk em São Paulo. Uma data que tem como importância homenagear, principalmente, o MC Daleste, MC que foi assassinado no palco, cantando, no ato do seu ofício. Até hoje, infelizmente, não temos esclarecimentos reais sobre a morte do Daleste. Por isso, a galera de São Paulo se uniu e usou essa data marco no movimento funk para poder fomentar e valorizar a ação e o movimento dos artistas, pesquisadores, ativistas, entre outros envolvidos com o Movimento Funk. A data, que vai muito além de comemorar, é importantíssima para marcar o fator de resistência e também de persistência do movimento em relação a todo o processo de criminalização que vem sofrendo.
Mas, afinal de contas, quando que é o Dia Nacional do Funk então? O Dia Nacional do Movimento Funk é datado em 12 de julho como uma homenagem ao primeiro Baile da Pesada que aconteceu em 1970. O Baile da Pesada não era um baile funk como a gente conhece hoje, era um baile que tocava soul e funky (estilo James Brown) e outras manifestações da black music estadunidense e também hits nacionais. Foi um evento marco para cultura negra no Rio de Janeiro. Um episódio que podemos considerar como ponto inicial da trajetória do movimento funk.
Claro que é uma data que também vai gerar polêmicas, visto que muitos episódios foram importantes para a longa história do movimento. O dia é pautado em pesquisas bibliográficas, acadêmicas e recortes jornalísticos.
Uma questão importantíssima que precisa ser destacada é de que a data não propõe um apagamento de toda manifestação cultural preta que já estava ocorrendo no Rio de Janeiro. O episódio busca marcar um evento que teve maior ênfase naquele período e provocou maior evidência das manifestações musicais negras do Rio de Janeiro.
Por isso, o dia 7 de julho não é o dia nacional do movimento funk. É um dia que faz parte do calendário do movimento e tem total respeito de todos os envolvidos com o funk.
O dia 12 de julho é o dia escolhido para comemorar em âmbito nacional esse movimento cultural, social, musical e mercadológico tão importante para o Brasil. A data, inclusive, tramita, através do LP 2229/2021, para ter oficialização e institucionalidade no calendário nacional.
Tamiris Coutinho
Mestranda do Programa de Pós Graduação em Comunicação na Universidade Federal Fluminense (UFF), vinculada ao Laboratório de Pesquisa em Culturas Urbanas e Tecnologias (Labcult), pesquisando a cena do trap no Rio de Janeiro.
Autora de "Cai de boca no meu b*c3t@o: o funk como potência do empoderamento feminino. Graduada em Relações Públicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com formação em Música e Negócios pelo Instituto Gêneses da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO).
Label manager atuando no planejamento e operação de lançamentos musicais digitais.
Commentaires