top of page
Buscar

Alô, rapaziadinha do Tiktok ♫

  • Foto do escritor: Tamiris Coutinho
    Tamiris Coutinho
  • 11 de ago. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 31 de jan. de 2024

Se você ainda não está no Tik Tok – nem que seja só vendo os vídeos dos outros – e não conhece as “trends”, você está vivendo no mundo errado. 


No estilo bem “ame ou odeie”, o Tik Tok é a rede social que revolucionou dentre tantas coisas, a cena musical. Hoje em dia um bom plano de lançamento e divulgação de singles e EPs, por exemplo, tem que conter como estratégias as famosas dancinhas para os challenges e parcerias com os influencers da rede social. 


Um dos gêneros que mais tem se destacado no "aplicativo do lado" é o nosso maravilhoso funkão. A ousadia, dinamicidade e originalidade do funk são um prato cheio no Tik Tok, quase uma união perfeita.  As características que são intrínsecas ao gênero musical são utilizadas com mais evidência e é uma tendência que as composições, batidas e arranjos sejam cada vez mais pensados estrategicamente para a música viralizar no Tik Tok. 


Essa visão estratégica permite uma maior adesão da música pelo público e consequentemente o aumento dos player delas nos streamings, mas também traz consigo o dilema sobre as produções musicais perderem sua essência. 


Por aqui, sigo não sabendo fazer dancinha nenhuma. Por outro lado, sigo feliz vendo o funk ocupando mais esse espaço e sendo responsável pelas principais trends. No momento, minha preferida " alô, rapaziadinha do Tik Tok".


Inclusive, ontem (10/8) o Dj Yuri da Escócia, produtor da música, e MC Brunyn, lançaram o videoclipe oficial e está bem legal.




 

Tamiris Coutinho


Mestranda do Programa de Pós Graduação em Comunicação na Universidade Federal Fluminense (UFF), vinculada ao Laboratório de Pesquisa em Culturas Urbanas e Tecnologias (Labcult), pesquisando a cena do trap no Rio de Janeiro.

Autora de "Cai de boca no meu b*c3t@o: o funk como potência do empoderamento feminino. Graduada em Relações Públicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com formação em Música e Negócios pelo Instituto Gêneses da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RIO).

Label manager atuando no planejamento e operação de lançamentos musicais digitais.

 
 
 

Comments


bottom of page